Solar de Alarcão

Solar de Alarcão foi construído em 1686, fica situado em pleno centro histórico da Guarda, junto à Sé Catedral. Passando o portão entra-se num pátio em lage que serve de estacionamento, onde se destaca a entrada à capela anexa à casa. Apresenta uma interessante galeria coberta e escadaria de volutas no corrimão de pedra.

Nas traseiras existe um jardim com esplanada, o qual possui, duas magnólias, algumas árvores de fruto e uma vista magnífica sobre a cidade.
Os seus interiores denotam uma vivência tranquila. Dispõe de 3 quartos para alojamento turístico, com wc, televisão, aquecimento central, nos quais predomina um clima elegante e sereno, fazendo-se evidenciar certos pormenores decorativos.
Dispõe ainda de três salas de estar com lareira, dentre as quais uma é sala de jogos, com mesa de snooker e vários jogos de tabuleiro.
O pequeno-almoço, composto por produtos regionais, é servido diariamente no Salão de Chá – O Bule, anexo à casa, ou a pedido, numa das salas, no jardim ou na privacidade do quarto.
Guarda é a cidade mais alta de Portugal, exaltada por poetas e artistas, ergue-se a 1056 m de altitude na vertente noroeste da cadeia montanhosa da Serra da Estrela e é conhecida como a cidade dos 5 F ‘s: Forte, Farta, Fria, Fiel e Formosa.

Destacam-se os seguintes locais históricos a visitar: Sé Catedral, Igreja de S. Vicente, Igreja da Misericórdia, Torre de Menagem, Judiaria e Museu, estando todos eles a menos de 400 metros do Solar de Alarcão.
O Teatro Municipal da Guarda é também um local de visita obrigatória, localiza-se a 600 metros do Solar e apresenta excelentes espectáculos, frequentemente.

Toda a região é marcada pelo granito, pelo clima contrastado de montanha e pelo seu ar puro (foi distinguida em 2002 como a primeira cidade Bioclimática Ibérica) e frio que permite a cura e manufactura de fumeiro e queijaria de altíssima qualidade. A gastronomia da região, poderá ser apreciada nos vários restaurantes existentes na cidade.
A Rota dos 20 Castelos e Aldeias Históricas, Rota das Antigas Judiarias, Rota da Lã, Rota dos Vales Glaciários, ou os 4 rios, são formas muito interessantes para conhecer a região.
A cidade possui acessos rodoviários importantes como a A25 que a liga a Aveiro e ao Porto bem como à fronteira, dando ligação directa a Madrid; a A23 que liga a Guarda a Lisboa e ao Sul de Portugal, bem como o IP2 que liga a Guarda a Trás os Montes e Alto Douro. A nível ferroviário, a Cidade da Guarda possui a Linha da Beira Baixa e a linha da Beira Alta.